Globalização das Expressões

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: EDB30003
Sigla: GE
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 6
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana Cristina Ferreira Santos Correa Figueira
António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos
Corpo docente: Ana Cristina Ferreira Santos Correa Figueira
Carlos Rozendo Barreto Xavier
José Amilcar Capinha Gil
Pedro Miguel Rebelo Felício

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Revelar conhecimentos básicos no domínio das literacias e terminologias das áreas de expressão e educação artística e da expressão motora, apropriando­se dos conceitos nucleares e mobilizando­os na identificação,
análise crítica e compreensão destes fenómenos, transferindo­os com correcção e adequação para o discurso
e atuação profissionais.
Demonstrar conhecimento e compreensão dos pressupostos e fundamentos teóricos de intervenção relativos
ao domínio das Expressões Artísticas e expressão motora.
Apresentar publicamente à comunidade educativa os projetos empreendidos.
Planificar adequadamente as etapas de ação em função dos recursos e tempo disponíveis.
Reconhecer o valor e as implicações do trabalho em equipa.
Explicítar os contributos globais e específicos da globalização das expressões, bem como da educação motora,
no desenvolvimento integral do ser humano.

Programa

As expressões artísticas e a educação motora, numa perspetiva globalizante.
Linguagens e técnicas específicas de cada área em função da temática selecionada.


Métodos de Ensino

Os estudantes concebem um projeto interdisciplinar a executar ao longo do semestre, subordinado a um tema
previamente definido. Os docentes acompanham a evolução do processo, em conjunto, com os diferentes
grupos de trabalho. Trabalho este que se traduz: num dossiê em formato digital, realizado pelo grupo,
contemplando uma descrição detalhada das ações desenvolvidas; na apresentação pública (40 minutos).
Processo 50%: É expressa pelo desempenho dos estudantes consubstanciado numa atitude participativa e
empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de compreensão, análise e reflexão
dos conteúdos programáticos.
Produto 50%: Resulta da avaliação do desempenho na apresentação de um projeto e respetivo dossiê.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Best, D. (1996). A racionalidade do sentimento: o papel das artes na educação (2.ª Ed.). Porto: Edições Asa.
Camargo, R. G. (2000). Função Estética da Luz. São Paulo: TCM.
Craft. A. et al. (2004). Criatividade e educação. Lisboa: AED.
Hoggett, C. (2001). Stage Crafts. London: A & C Black.
Monteiro. G. (2003). O professor, o corpo e a voz (1.ª ed.). Porto: Edições Asa.
Prina, F. C. & Padovan, M. (2000). A Dança no Ensino Obrigatório. Lisboa: FC Gulbenkian.
Ryngaert, J.;P. (1981). O Jogo Dramático no Meio Escolar. Coimbra: Centelha.
Trias, N.; Pérez, S. & Filella, L. (2002). Jogos de Música e de Expressão Corporal (1.ª ed.). Lisboa: Âncora
Editores.
Valente, L. (2000). Da Educação pela Arte às Expressões Artísticas Integradas: Contributos de uma Formação
Holística de Professores. In Vários, Educação pela Arte. Lisboa: Livros Horizonte, pp. 143­150.
Vieira, M. M. (1996). Voz e relação educativa. Porto: Edições Afrontamento.

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